IPB Morada da Serra
Notícias IP Morada da Serra

Uma Grande Comemoração
150 anos da IPB

UMA GRANDE COMEMORAÇÃO

 

Foi realmente muito marcante as Atividades de Comemoração do Aniversário de 150 anos da nossa amada IPB

 

"Tive novas experiências de minha fraqueza e necessidade da graça divina. Estou buscando experiências mais profundas das coisas divinas. Preciso cultivar minha piedade, ou nada poderei fazer pelos outros" (A.G. Simonton - 03/10/1859)

 

A CE-SC foi instalada às 12:00hs do dia 11/08/2009, na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, com a presença da Mesa do SC e de todos os Presidentes de Sinodos, e também dos membros ex-oficio das Secretarias Gerais, Juntas, Autarquias, Comissões e demais representantes.
Estiveram presentes várias delegações estrangeiras de Igrejas Irmãs de várias partes do mundo (Coréia, Irlanda, Holanda, Costa Rica, Moçambique, Angola, Mexico, Chile, Bolivia, USA e outras), que foram devidamente recepcionadas e que tiveram oportunidade de se pronunciar em plenário, homenageando e presenteando a IPB na pessoa do seu Presidente Rev. Roberto Brasileiro.
O Secretario Geral do Trabalho Masculino da IPB, Pb. Haroldo Peyneau, Presidente da CNHP, Pb. Paulo Roberto da Silveira Daflon e o I Secretario da CNHP, Pb. Marcos Almeida, estavam representando os Homens Presbiterianos de todo o Brasil. Tivemos a presença de muitos irmãos das UPH's do Rio de Janeiro participando das comemorações.

 

"Peço a Deus paciência, fé, submissão e preparo para o pior. Deus é sábio e não erra; é bom e não faz mal. Cristo está com aqueles que obedecem a sua vontade"(A.G.Simonton - 28/04/1860)

 

Ainda no dia 11 no final da tarde, a IPB foi homenageada na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, com uma Sessão Solene de Entrega da Medalha Tiradentes a Igreja Presbiteriana do Brasil feita pelo Deputado Edson Albertassi. Usaram a palavra pela IPB o Rev. Guilhermino Cunha e Presidente do Supremo Concilio Rev. Roberto Brasileiro, agradecendo a homenagem com Palavras Especiais. Contou-se com a presença do Coral Louvor Perene, que entoou hinos de louvor a Deus.Encerrou-se as atividades deste dia com um Jantar de confraternização entre os irmãos presentes as comemorações.

 

"Agradeço a Deus todos os caminhos por onde me levou e gostaria de estar exatamente onde estou, e em nenhum outro lugar, pois este é, creio, meu campo de trabalho"(A.G.Somonton- 31/12/1859)

 

No dia 12/08 tivemos o Culto Civico-Religioso de Ações de Graças pelo Sesquicentenario da chegada de Simonton no Brasil, nesta oportunidade tivemos a presença de V.Exa. o Sr. Presidente da República Luiz Inacio Lula da Silva, o Sr. Governador do Estado do Rio de Janeiro Sergio Cabral, o Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes e o Sr. Senador da República Marcelo Crivela, entre outras autoridades civis, militares e eclesiáticas. o Cerimonial de entrada das Bandeiras foi feita pelo Corpo de Fuzileiros Navais equipados com uniforme histórico. Toda a cerimônia foi conduzida pelo Pastor da Igreja e organizador das comemorações, Rev. Guilhermino Cunha. Também tivemos a entrada com assento na mesa diretora dos trabalhos o casal de missionários representando simbolicamente Ashbel Green Simonton e sua esposa Sra. Helen B. Simonton, vestidos e maquiados a semelhança do casal em sua época. A mensagem da parte de Deus neste culto foi proferida pelo Rev. Ludgero Bonilha de Morais, Secretario Executivo do Supremo Concilio, que trouxe uma visão dos fundamentos bíblicos e doutrinários da IPB. Após encerrado o culto tivemos um momento civico e a oportunidade de ouvir respectivamente as autoridades presentes, Sr. Marcelo Crivela Senador da República, Sr. Eduardo Paes Prefeito do Rio de Janeiro, Sr. Sergio Cabral Governador do Estado do Rio de Janeiro e finalmente o Sr. Presidente da República Luiz Inacio Lula da Silva. Foi um momento de muita espectativa e alegria.
Em seguida todos se dirigiram a Praça Mauá, próximo ao Porto do Rio de Janeiro, onde foi inaugurado o Escultorio de A.G. Simonton e sua esposa Helen B. Simonton, com a presença do Rev. Guilhermino e Rev. Roberto Brasileiro e suas esposas.As estatuas foram construidas em tamanho original e o material utilizado foi cobre. Foi tambem um momento de muita emoção e alegria, por ser um marco importante para a IPB na comemoração dos 150 anos de chegada de A.G. Simonton à cidade do Rio de Janeiro.

 

"No Domingo, 12 de Janeiro de 1862 celebramos a Ceia do Senhor, recebendo por Profissão de Fé... Assim, organizamo-nos Igrejas de Jesus Cristo no Brasil. Foi uma ocasião de alegria e prazer. Muitos antes que minha pequena fé esperava". (A.G.Simonton - 12/01/1862).

 

A noite tivemos o Culto de Ações de Graças pelo Sesquicentenário da chegada de Simonton no Brasil. O Culto foi realizado na Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, com o templo completamente lotado, inclusive as dependências externas da Igreja preparadas para receber o povo Presbiteriano do Rio de Janeiro. Tivemos a participação do Coral Canuto Regis que nos trouxe mensagens cantadas preciosas aos nossos corações. Foi o mensageiro da noite o Rev. Roberto Brasileiro, que baseou sua mensagem no livro de Isaias 32:14-20, relembrando a importância da história da IPB para vida e crescimento da Igreja em seus 150 anos e exortando o povo Presbiteriano a viver uma vida mais Santa e Consagrada "...até que se derrame sobre nós o Espirito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar e o pomar será tido por bosque" , até que o avivamento venha.
Após a bênção apostólica o Coral "Canuto Regis" cantou o Aleluia de Handel (Oratório Messias) no Poslúdio.

 

"Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. Ele fará o seu trabalho com os seus próprios instrumentos. Nós só podemos nos apoiar nos braços eternos e estar quietos. Aquietai-vos e sabeis que Eu sou Deus." (A.G. Simonton - Dez/1877)


Versão para Impressão Enviar notícia


Pesquise em Notícias:
Igreja Presbiteriana Morada da Serra. Rua Acre, n. 978 - Bairro CPA 2 - Cuiabá/MT
Telefone: (65) 3641 2399
Fale Conosco