IPB Morada da Serra
Notícias IP Morada da Serra

A repercussão da profecia e a reação dos seguidores que acreditaram nela

Com milhões gastos em publicidade e vários seguidores deixando emprego, família e finanças para esperar o fim do mundo no dia 21 de maio, último sábado, o máximo que os seguidores da Family Radio conseguiram foi um vulcão que entrou em erupção na Islândia, mas sem qualquer perigo se quer para os moradores próximos, quanto mais para o mundo inteiro.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O líder do grupo evangélico, Pastor Harold Camping (foto), se baseou em uma teoria numérica na Bíblia – basicamente de que Jesus voltaria 7 mil anos depois de ter salvo Noé do dilúvio – para afirmar qual seria o dia exato do fim: o Apocalipse aconteceria devido a um terremoto mundial às 18 horas de cada país. Não foi a primeira vez que o Pastor Harold Camping, 89 anos, errou uma previsão apocalíptica, parece que em 94 também não calculou bem o último dia da Terra.

Muitos seguidores da Family Radio não gostaram de terem continuado vivos: “é claro que é decepcionante”, disse Tom Evans que ainda se defendeu, “quando você como uma pessoa que acredita que Deus está voltando, e você  acredita que a evidência é bem clara que ele está voltando, isso é algo  que todo o fiho de Deus espera. Em um momento, estaríamos mudados e  passaríamos a eternidade com Deus. Eu não tenho vergonha disso. Eu não  tenho vergonha de querer esperar por isso.

Já John Hamsey afirmou que não conseguiu dormir na noite após a não-destruição da Terra, ele havia deixado o emprego e vendido tudo que tinha para doar toda a renda para a Family Radio divulgar a profecia. Momentos antes da hora final ele sentou com a família e juntos choraram, se abraçaram, conversaram, esperaram e perceberam que não foram para o paraíso como previsto. Agora ele, sua mãe e seu irmão precisam conseguir emprego rápido, embora seu irmão ainda esteja em idade escolar.

Mas houve quem defendesse: “Eu não acredito que Harold Camping é um lunático ou um líder da seita, embora alguns irão interpretá-lo como tal”, afirmou o editor evangélico Dr. Timothy Dalrymple que completou: “Eu acredito que ele foi pego em uma forma particular de olhar para as  escrituras, e acabou por ser cercado por pessoas que acreditavam no  mesmo”. Dalrymple também acredita que Camping foi arrogante ao deixar pessoas fazerem sacrifício para custear a divulgação de sua crença: “Ele deveria ter sido mais humilde.

O outro lado

Em contrapatida as acusações de que o Pastor Camping conseguiu uma boa grana com as doações para a Family Radio crescem cada vez mais. Muitos doaram tudo que tinham – afinal depois do arrebatamento não ficariam com nada mesmo – e assim outdoors em grandes centros urbanos dos EUA e até no Brasil foram publicados. Apenas em 2007 a Family Radio arrecadou cerca R$152 milhões em doações, isso bem antes da campanha ganhar fama mundial. Como as contas dos outros anos não foram divulgadas, o Pastor pode ser alvo de alguns processos.

Na internet os Twitteiros se divertiram com a profecia, em todas as Américas o tópico era sempre um dos mais falados: “cara, amanhã vou ver o show da volta triunfal de Bob  Marley, Elvis Presley, Cazuza, Freddie Mercury.”, comentou um brasileiro; “eu morrerei virgem”, disse uma mexicana.

Já um blog de humor brasileiro conclamou seus usuários para saber o que eles não fizeram antes do fim do mundo decretado pela Family Radio, os resultados foram os mais inusitados: “O fim do mundo chegou e eu nunca terminei uma caneta bic”, “O fim do mundo chegou e eu nunca li nenhum termo de regulamento”, “O fim do mundo chegou e eu nunca fui para o exterior, só para o Paraguai”, “O fim do mundo chegou e eu nunca entrei em um taxi falando: siga aquele carro!”, “O fim do mundo chegou e eu nunca recebi uma resposta da Microsoft sobre meu relatório de erros”, entre outros.

E não foram só internautas que quiseram assistir o fim do mundo rindo, grupos de ateus fizeram acampamentos e festas para “comemorar” a volta de Jesus. Já um ateu empreendedor criou uma empresa para cuidar dos animais de estimação após o arrebatamento de seus donos. Centenas aderiram a idéia e ele precisou criar redes de acolhimento dos animais em vários estados dos EUA tamanha a demanda e o lucro que conseguiu.

Nem o apresentador Willian Bonner conseguiu segurar uma piadinha, em seu Twitter o editor-chefe do Jornal Nacional afirmou: “Não sei. A ideia de a equipe dar tchauzinho para câmera depois do “Boa  noite” final do Jornal Nacional me parece exagerada. Vai que o mundo não  acaba…

O Pastor Camping anunciou que teve um fim de semana “difícil” e que irá se pronunciar nesta segunda-feira na Family Radio. Não só os seguidores do grupo querem uma explicação como também vários líderes evangélicos que acreditam que profecias como essas apenas sujam a imagem dos evangélicos no mundo.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/mundo-acabou-repercussao-reacao-seguidores-acreditaram-20051.html


Versão para Impressão Enviar notícia


Pesquise em Notícias:
Igreja Presbiteriana Morada da Serra. Rua Acre, n. 978 - Bairro CPA 2 - Cuiabá/MT
Telefone: (65) 3641 2399
Fale Conosco